

Psicologia Clínica
Meu papel como psicóloga clínica é realizar intervenções para reduzir o sofrimento das pessoas, levando em conta a complexidade da mente humana, sua singularidade, sua necessidade de desconstruir padrões adoecidos que tanto afetam negativamente diversas áreas de sua vida. É um processo que possibilita a tomada e a expansão da consciência sobre si mesmo, ampliando sua sensopercepção em relação à realidade. É uma proposta de trabalho que promove uma nova construção de visão de mundo e de vida, geralmente contaminados por crenças e valores morais impostos e aprendidos que, em geral, aprisionam a verdadeira “essência” de cada um.
Essas intervenções podem ocorrer individualmente, em grupo social (família, casais, etc) ou institucional (Escolas, Hospitais, ONGs, etc). Existe uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados (abordagens, técnicas, métodos, etc) e ainda a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva como de orientação diagnóstica para tratamentos necessários.
De acordo com a Resolução do CRP 10/2000, a psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir técnica e conceitualmente num processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições através do enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.

Psicologia Clínica
Meu papel enquanto psicóloga clínica é realizar intervenções que visam reduzir o sofrimento das pessoas, levando em conta a complexidade da mente humana, sua singularidade, sua necessidade de manter ou desconstruir padrões adoecidos que tanto as afetam negativamente. É um processo que possibilita a tomada e a expansão da consciência sobre si mesmo e sobre sua sensopercepção sobre a realidade. É uma proposta de trabalho para que se possa rever sua visão de mundo e de vida, geralmente contaminada por crenças e valores morais impostos e aprendidos que, em geral, aprisionam a verdadeira “essência” de cada um.

Essas intervenções podem ocorrer individualmente, em grupo social (família, casais, etc) ou institucional (Escolas, Hospitais, ONGs, etc). Existe uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados (abordagens, técnicas, métodos, etc) e ainda a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva como de diagnóstico e de tratamento.
De acordo com a Resolução do CRP 10/2000, a psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir técnica e conceitualmente num processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições através do enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
Conheça os Tratamentos e Serviços
EMDR é uma sigla que vem das iniciais em inglês de “Eye Movement Desensitization and Reprocessing”, que, em português, significa “Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares”. As siglas do original em inglês são usadas internacionalmente para que a abordagem seja reconhecida de forma uniforme no mundo.
Esta abordagem revolucionária e científica permite o reprocessamento de lembranças dolorosas ao dessensibilizar o sofrimento vinculado a lembranças difíceis, traumas e experiências adversas, além de também permitir reprocessá-las a um conteúdo adaptativo.
É comprovadamente eficaz para tratar sequelas provocadas pelo Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), e, ainda, trata de forma eficaz fobias, síndrome do pânico, ansiedade, depressão, dor crônica, abuso sexual e físico, assim como outras dificuldades.
Desde 2013, a Terapia EMDR é reconhecida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por sua eficácia e embasamento científico em achados da neurociência.
Tratamento fobias – Compulsões – Crises de pânico/ansiedade. Padrões comportamentais de sofrimento em geral.
Crianças – Adolescentes – Adultos
Abusos – Distúrbios Sexuais – TIG (Transtorno Identidade Gênero). Saúde e Psicoeducação Sexual.
TDAH – Autismo(TEA) – Impulsividade – Dificuldades de aprendizagem, Prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos.
Atendimentos psicológicos pontuais – Consciência Sistêmica Familiar
Dificuldades relacionamentos – Depressão – Suicídio – Ansiedade – Insegurança – Medos – etc.

Como a Psicologia Clínica e a Psicoterapia podem me auxiliar?
- Promoção de mudanças, transformações e prevenção de dificuldades vivenciadas ao longo da linha das diversas fases do desenvolvimento humano.
- Realização de levantamentos de informações para esclarecer diagnósticos de pessoas em situações de crise, com problemas do desenvolvimento ou com quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como: entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros.
- Desenvolvimento de trabalho de orientação, contribuindo para reflexão sobre formas de enfrentamento de diversas situações.
- Desenvolvimento de atendimentos terapêuticos, em diversas modalidades, tais como psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, arteterapia, orientação de pais e outros.
- Atuar junto a equipes multiprofissionais, identificando, compreendendo e se posicionando sobre fatores emocionais que intervêm na saúde geral da pessoa, especialmente em unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais.
- Atuar em contextos hospitalares, na preparação de pacientes para a entrada, permanência e alta hospitalar, inclusive pacientes terminais, participando de decisões com relação à conduta a ser adotada pela equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e proteção aos pacientes e seus familiares.
- Atender gestantes no acompanhamento ao processo de gravidez, parto e puerpério, contribuindo para que a mesma possa integrar suas vivências emocionais e corporais.
- Atuar junto aos indivíduos ou grupos na prevenção, orientação e tratamento de questões relacionadas a fases de desenvolvimento, tais como infância, adolescência, vida adulta, envelhecimento, morte e outros.

“A psicoterapia não deve controlar nem manipular e sim ‘libertar’ o paciente através do acolhimento e desenvolvimento da liberdade de escolha, promovendo seu processo de construção de novas formas de se posicionar diante de suas questões com a vida.”
Sueli
Neste processo científico psicoterapêutico, utilizo diversos métodos, técnicas e abordagens para observação, compreensão, análise e intervenção junto ao paciente:

- Análise Bioenergética do Comportamento Humano: é uma abordagem psicoterápica, criada por Alexander Lowen em 1956, a partir da obra de Wilhelm Reich. Trabalha no sentido de resgatar a autorregulação do organismo e a integração dos aspectos físicos, psíquicos, emocionais do ser humano. Lowen desenvolveu técnicas de intervenção corporal, tendo como objetivo o estabelecimento da autoconsciência, autodomínio e autoexpressão, através da pulsação e do fluxo energético. O pressuposto é que existe uma relação dinâmica e inconsciente, na maior parte do tempo, entre a mente e o corpo. Se alguma coisa afeta o corpo, afeta também a mente e vice-versa. A análise bioenergética ajuda a liberar as tensões musculares crônicas, gerenciar os efeitos, expandir a capacidade de intimidade, tratar as dificuldades sexuais e aprender novas maneiras mais gratificantes de se relacionar com as pessoas. Sentimentos como ternura, agressividade, auto-afirmação, assim como sua confluência na sexualidade, são vistas como forças centrais. O vínculo terapêutico oferece um lugar de segurança no qual o processo de autocura pode começar. O psicoterapeuta, nesta abordagem, lê o corpo do paciente, ressoa com sua energia, sente as emoções, escuta, ouve e responde as palavras. A linguagem do corpo (postura, gesto, respiração, movimento, expressão) está em foco, pois indica o status no caminho para a personalidade. As técnicas utilizadas abordam o aspecto energético do indivíduo, despertando sua autopercepção, auto-expressão e autocontrole. Há o trabalho com contato corporal, limites, aterramento e a compreensão das tensões musculares como indicações de defesas somáticas e psicológicas contra traumas passados. O objetivo da terapia é mais do que a ausência de sintomas. É despertar a vida que está dentro de cada um para que cada um possa se conduzir, se levar para a vida com sentimentos de vivacidade, prazer, alegria, amor e saúde geral vibrante.
Neste vídeo Alexander Lowen fala sobre: Você é seu corpo
Vídeo sobre a Bioenergética

- Consciência Sistêmica ou Constelação Familiar também chamada de Constelação Sistêmica é uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos. O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto ou sistema tais como família, trabalho, relacionamentos, casamento dentre outros. A história de nossa família nos pertence. Estamos a ela vinculados, ela é uma parte de nós e marca a nossa personalidade, com todas as forças e fraquezas que temos. A Constelação visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões familiares (conflitos e doenças que se repetem) que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros desse sistema. Ela atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é reestabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar. Como a Constelação Familiar mostra algo? Através de um desenho vivo, energético e sensorial de seu sistema familiar pode-se, passo a passo, dissolver os emaranhamentos familiares inconscientes e chegar-se, assim, a uma solução nova e libertadora. Bert Hellinger acrescenta que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica. Esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma continuamos enredados dentro do sistema familiar e que papéis assumimos inconscientemente. Somente encontrando o verdadeiro papel que nos cabe dentro da família, podemos nos sentir livres. Nossa família nos fortalece e nos apoia quando conhecemos e nos rendemos às leis ou ordens que regem nosso sistema familiar. Ela nos enfraquece quando essas mesmas ordens são desconhecidas ou desrespeitadas, gerando toda sorte de emaranhamentos ou desequilíbrios familiares. Fazer a sua Constelação Familiar significa trazer força e equilíbrio para você e para todo o seu sistema familiar. A Consciência Sistêmica pode ajudar em todos os problemas de origem sistêmica, ou seja, desde problemas de relacionamento de casal, com filhos, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, até problemas de saúde física podem ser compreendidos, amenizados e muitas vezes solucionados com a ajuda desta abordagem e, com a disponibilidade do cliente em realizar mudanças em sua vida prática, a partir das novas informações que teve acesso na Constelação devendo gerar assim, entendimento e consequentemente novos pensamentos, novos sentimentos, novas ações.
Neste vídeo Bert Hellinger fala sobre: Crescimento Pessoal
Neste vídeo Fernando Freitas fala sobre: Constelação Sistêmica

“Dentro de você tem a força de mil antepassados”
- Terapia de Regressiva ao Trauma e a Memória (veja nossa página)




